Mensagem que certamente não terá resposta da Globo

Senhores,

Há muitos anos sou assinante dos canais pagos do sistema Globo de televisão. Das TVs por assinatura, sou três vezes assinante, em São Paulo, Itupeva e Santos. Igualmente há bem mais de uma década, tenho duas assinaturas (São Paulo e Itupeva) dos canais Première, que transmitem ao vivo os jogos dos campeonatos paulista e brasileiro. Sou torcedor do Santos FC.

De uns tempos para cá, tenho o desprazer de perceber que os jogos do meu time são praticamente ignorados no canal aberto da Globo, que detém a exclusividade das transmissões dos dois campeonatos. Mais recentemente, também os canais SporTV passaram a excluir os jogos do Santos FC. Para ver o Peixe, vou regularmente à Vila Belmiro e ao Pacaembu. Para vê-lo em locais mais distantes, a opção foi assinar o Première.

Os canais SporTV chegam ao cúmulo de sequer reprisar o Santos. Torcedor gosta de ver seu time ao vivo, e também nas reprises. Esse prazer o sistema Globo não oferece aos assinantes santistas. Ao longo do ano, cansei de ver todos os times sendo reprisados, não uma, mas até dezenas de vezes em poucos dias, incluindo as partidas da segunda divisão. Do Peixe, nada!

Recentemente, descobri que o canal 221 Première costuma reprisar os jogos da semana. Nele, não seria possível excluir o Santos. Pelo menos, era nisso que eu ingenuamente acreditava. Até cair na real na última terça-feira, dia 09/12/2019. Da forma mais inacreditável, pude ver que até nos canais que o assinante paga diretamente para ver seu time, a Globo favorece algumas torcidas e desrespeita outras. No caso, a do Santos.

Domingo, não pude ir a Santos ver o último jogo do campeonato. Compromisso pessoal também me impediu de ver na TV. De madrugada, o jogo foi reprisado uma vez no Première, mas o sono me venceu. Não me incomodei e, a partir da segunda-feira, passei a procurar nova reprise. Mas o canal havia resolvido fazer justa homenagem ao time campeão brasileiro de 2019, reprisando em sequência todos os seus jogos. Tudo bem! Era só ter paciência e esperar pelo 38° jogo, o último, justamente o do Santos contra o Flamengo, na Vila Belmiro.

De vez em quando, eu ia ao 221 e conferia em que altura do campeonato estávamos. No fim da tarde daquela terça-feira, o jogo que estava passando era a goleada do Flamengo sobre o Goiás, o 37° do Brasileiro 2019. Em seguida, animei-me, viria a partida que eu tanto aguardava: Santos x Flamengo, na Vila. E era isso que anunciava o rodapé da tela da TV: depois de Flamengo e Goiás, viria Santos x Flamengo, encerrando o campeonato.

Apesar disso, o jogo que entrou foi Flamengo x Santos, o 19°, no Maracanã, no primeiro turno, que terminou com vitória apertada do time carioca. Sem acreditar no que estava vendo, voltei ao rodapé para conferir: Santos x Flamengo era o jogo que deveria estar sendo exibido. Por coincidência, a partida em que o Flamengo sofreu sua maior goleada: 4 a 0 para o Peixe.

Me senti um otário. Eu pago a assinatura para ser desrespeitado desse jeito pela emissora? Não só eu, mas todos os torcedores do Santos fomos desrespeitados. Mais ainda: todos os assinantes tiveram seus direitos fraudados pela emissora.

A atitude aparentemente banal significou muito mais, porém. Foi de fato uma desonestidade. A Globo sentiu-se no direito de reescrever a história do campeonato, ao eliminar de sua grade o jogo número 38 de Flamengo e Santos. Para ela, a goleada santista não aconteceu.

Como os senhores explicam essa vergonha? Duvido que consigam, pois não há explicação possível para uma atitude tão mesquinha e desonesta. Foi lamentável mesmo para os padrões da emissora, que acha normal torcer descaradamente por um clube, em detrimento dos demais, e escalar para a cobertura da final da Libertadores ex-jogadores ligados ao Flamengo e profissionais reconhecidamente torcedores do time carioca.

Esta mensagem é apenas um desabafo, pois não espero qualquer reconhecimento da parcialidade que orienta o trabalho de vocês. Só espero que esse monopólio daninho ao futebol brasileiro acabe em breve.

Atenciosamente,,

(Na verdade, fiz uma tentativa de enviar esta mensagem para a emissora. Não sei se consegui. apesar de todo o questionário que tive de responder)

Publicado por

Marcão

Jornalista aposentado, casado, duas filhas, um neto, dois poodles e nove irmãos. Santista de mãe, pai, cidade, time e o que mais bem qualifique essa condição. Sem vaidade, só verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *