O hino inglês do Santos

Durante anos, o jornalista Osvaldo Martins correu atrás do verdadeiro hino do Santos, time do seu coração. Ele estranhava o fato de o hino oficial ter surgido apenas na década de 1960, com o Peixe já cinquentenário. Argumentava o Osvaldinho que todo clube, ao ser fundado, ganhava nome, cores, distintivo, bandeira e hino. Tudo isso remetia à segunda década do século passado.

A busca não foi em vão. Pouco antes do centenário do Santos, em 2012, ajudado por outro santista ilustre, o ex-deputado Arnaldo Madeira, ele encontrou o que lhe pareceu ser o hino original, que ouvia em sua meninice, nos programas esportivos das rádios da cidade. Ou o mais próximo disso.

Confiando na memória, e na do amigo, ele conseguiu recuperar música e letra, entregues ao maestro Roberto Sion, também santista, com o perdão da insistência, para arranjos (coral e orquestra) e gravação. O que foi feito às vésperas do centenário do Peixe, com autorização dos presidentes Laor e Odílio. Foram gravadas uma versão só orquestrada e outra com coral e orquestra.

“Nosso clube foi sempre forte / desde o tempo do União / Duvidamos que alguém suporte / seu valor de campeão … são os primeiros versos.

O trabalho ficou belíssimo, mas nem todos gostaram. A própria diretoria relutou em levar adiante o projeto, que incluía a edição de um vídeo. Na época, conselheiro do Peixe, insisti para que fosse copiado pelo menos um CD. Poucos tiveram acesso às cópias e membros do Conselho Deliberativo nem se interessaram.

Anos depois, assistindo à série britânica Peaky Blinders (BBC/Netflix), ouvi  a música no início da segunda temporada. Ela é tocada por uma banda marcial, no hipódromo de Birmingham, Inglaterra. Ali, os Peaky Blinders, uma gangue que atuou entre o fim do Século 19 e os anos 1930, manipulavam apostas e corridas de cavalo, entre crimes e contravenções a que se dedicavam.

De forma que o suposto hino do Peixe de original só tem a letra. O que em nada o diminui. Sabe-se, por exemplo, que o famoso hino norte-americano The Star-Spangled Banner é originalmente uma canção popular. Espécie de Leva, meu samba, que os bebuns ingleses cantavam alegres nas tavernas da antiga Londres.

A letra, que os norte-americanos cantam hoje com tanto fervor e orgulho, foi escrita por Francis Scott Key, em 1814. Ah, e recomendo muito a série, disponível  na Netflix, para quem ainda não assistiu.

Publicado por

Marcão

Jornalista aposentado, casado, duas filhas, um neto, dois poodles e nove irmãos. Santista de mãe, pai, cidade, time e o que mais bem qualifique essa condição. Sem vaidade, só verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *