Sobre lugar de fala

As turminhas foram se juntando na curva dos rios, no remanso das marés, no enrosco da vegetação dos mangues. Hordas descartadas. Pneus, geladeiras, vasos e assentos sanitários, fogões. Móveis de madeira, sofás, cadeiras, estrados. Rejeitos hospitalares, produtos químicos. Veículos de tração mecânica e animal, barcos emborcados, latinhas e latões, lonas, tecidos e todo tipo de material plástico. Vidros, pets de todos os tamanhos.
Brinquedos. Aqui e ali. bicicletas decadentes, bolas furadas. Bonecas arruinadas de material variado, santos e santas de louça, com ou sem cabeça. Lâmpadas queimadas, filtros de barro, quadros de parede, bujões de gás enferrujados. Tudo o que um dia teve serventia, mas que há muito de nada mais valiam. Estorvos.
De início comunidades solidárias, uniram-se para dar conta das próprias agruras, amparar-se e fazer frente aos inimigos naturais com que se confrontavam: a corrosão das águas, a agressividade da fauna e da vegetação e a força avassaladora da natureza, suas tempestades e mudanças de maré. Os resíduos e os dejetos humanos despejados sem cuidado com a qualidade da água a que se misturavam. Não era o paraíso. Era a sobrevida possível. Fim de ciclos.
Nesse tempo, o homem andava distante, mal se dando conta do que ocorria naqueles confins. Mal percebendo que as porcarias largadas nos córregos, nas praias e nas ruas, nas redes de esgoto, a algum lugar chegariam. Até que, em todas as águas internas e costeiras, surgiram as primeiras carcaças de animais e peixes variados. Os menores, primeiro. Depois, maiores. E cada vez mais distantes dos litorais e das zonas urbanas. Mar afora, interior adentro.
Os primeiros a notar que alguma coisa mudava foram os caiçaras, os pescadores e os que usavam os rios para irrigar as terras, saciar as plantações. Ao invés da antiga limpidez, cursos de águas mortas. Sobras malcheirosas a turvar paraísos naturais. Também dessas populações partiram os alarmas, que naturalmente não foram ouvidos.
Tanto quanto a poluição das águas, incomodavam os lixões que se formavam ao redor. Junto, vinha a ocupação desordenada das áreas ribeirinhas por desvalidos expulsos das periferias das cidades e explorados por espertalhões com ou sem causa. Todos interessados nas parcas rendas e escassas economias dos infelizes.
Os solidários movimentos por moradia e os agentes imobiliários da miséria acenavam com preços e alugueis módicos. Ali, seria possível encontrar não só a moradia, como também as atividades de subsistência oriundas das sobras das classes mais abastadas. Reciclagem foi o nome bonito que encontraram para isso.
Aí, começaram as desavenças. As pets e as latinhas de alumínio, notando a preferência dos catadores, começaram a se achar. Não queriam mais a proximidade de madeiras, ferragens, materiais plásticos, tecidos em decomposição. Só queriam a própria companhia, e só a seus iguais permitiam manifestar-se em nome do grupo.
Nasceram as castas e o empoderamento das que se julgavam diferenciadas. Aquelas que mesmo na desgraceira comum se sentiam superiores e com mais direitos. Os elementos mais radicais, reservaram para si o lugar da fala.
Caminho aberto aos mais abjetos preconceitos.
Cemitério da solidariedade.

Publicado por

Marcão

Jornalista aposentado, casado, duas filhas, um neto, dois poodles e nove irmãos. Santista de mãe, pai, cidade, time e o que mais bem qualifique essa condição. Sem vaidade, só verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *