JN achata a curva do mundo cão

Sob Mandetta, o Ministério da Saúde fazia o balanço tétrico da covid-19 no fim da tarde. Os números, entretanto, eram sempre parciais, porque alguns estados não enviavam os dados a tempo. Com isso, o Jornal Nacional toda noite informava os números oficiais e, em seguida, acrescentava alguns. Aqueles que quatro ou cinco estados, governados pela oposição ao governo federal, liberavam pouco antes do início do noticioso da Globo. Isso sugeria aos telespectadores que o Ministério, por algum motivo, queria diminuir a tragédia.

Não adiantava a autoridades informarem que o número oficial referia-se às informações recebidas nas 24 horas entre a véspera e aquela tarde. Nesse total, entravam dados do período anterior não fornecidos a tempo pelos estados que preferiam divulga-los no JN. Nunca se acusou esses governadores de tentar esconder sua tragédia.

Posteriormente, o governo federal modificou por algumas vezes o horário e o formato da divulgação dos dados da doença no país. O evento saiu, por exemplo, da sede do Ministério e foi para o Palácio do Planalto. Também ampliou o número de participantes da coletiva de imprensa, que passou a ser concedida às 19 horas, em determinado momento.

Agora, o governo entendeu que, por se tratar de balanço oficial, os dados só deveriam ser comunicados formalmente depois de recolhidos nacionalmente e checados. O que levou a divulgação para em torno das 22 horas. Se coincidiu de o novo horário não atender à pauta do JN, Bolsonaro gostou mais ainda.

Ao contrário de governantes que sempre privilegiaram a Globo, o presidente em exercício não faz questão alguma de acariciar sua algoz. Pelo contrário. Afinal, em qualquer horário, a TV Zorra Total vai sempre acusá-lo de ser o responsável único pela pandemia.

Bonner, em editorial na edição da noite passada, assinou recibo. Entre declarações desnecessárias, mas nunca confirmadas, de respeito ao telespectador, afirmou que passará a divulgar os números quando eles forem liberados pelo Ministério. Só de marra, só de birra – repetindo o comportamento de alguns ministros do STF -, quer porque quer impor sua vontade ao governo

Com isso, incluído o plantão (que na estreia interrompeu a reprise da novela), prorrogou o necrológio de toda noite para além das habituais cenas de corpos e caixões insepultos, covas abertas, corredores de hospitais e a justa lamentação dos parentes, exploradas com todas as cores do sensacionalismo barato.

Podia fazer isso no telejornal seguinte, como sempre fez com o noticiário posterior ao JN. Mas preferiu “achatar” o mundo cão do seu finado jornalismo. Quousque tandem?

 

Publicado por

Marcão

Jornalista aposentado, casado, duas filhas, um neto, dois poodles e nove irmãos. Santista de mãe, pai, cidade, time e o que mais bem qualifique essa condição. Sem vaidade, só verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *