O que confunde mais?

Prezo demais a família Covas, mas o prefeito Bruno parece tão perdido quanto todas as autoridades envolvidas nesta desgraceira, aqui e fora. Depois de suspender o antigo rodízio, de estabelecer bloqueios locais e voltar atrás, ele criou uma restrição mais rigorosa (de 24 horas, dia sim, dia não, placas pares e ímpares, fins de semana incluídos) para a frota de veículos no município.

O objetivo, em todos os casos, era elevar o nível de recolhimento da população, que já superou 60% em abril, mas hoje fica permanentemente abaixo de 50%. As experiências deram errado. Não atingiram seus propósitos e mostraram cabalmente que nada têm de científico.

Foram apenas boas tentativas, que pareciam fazer algum sentido. Mas não fizeram. Tanto que a última delas foi suspensa neste domingo, por decisão do prefeito, voltando o rodízio tradicional a partir da segunda-feira. A doença cresce na cidade e no país, sem que a famosa curva se achate e deixe de colocar o sistema de saúde em risco de colapso. O que confunde mais a população?

A ciência é invocada para calar quem não concorda com as medidas defendidas por grande parte dos governadores brasileiros, no que diz respeito à recomendação para que a população fique em casa e obedeça ao distanciamento social. Igualmente, para convencer as pessoas a não insistirem em trabalhar, sair em busca de renda e, na volta, levar comida para casa.

Na edição deste sábado, o Jornal Nacional, que usa a pandemia em sua feroz oposição ao governo federal, dedicou boa parte do tempo para demonstrar “cientificamente” supostos bons resultados de tais medidas. Desde que o presidente Bolsonaro refutou o confinamento vertical, por entender que ele leva à paralisação da economia e ao empobrecimento da população, a emissora levantou a bandeira contrária.

Os “cientistas” da Globo também não recomendam o uso da cloroquina no combate à covid-19. Têm bons argumentos, mas está claro que o posicionamento também decorre de o presidente defender que ela pode ser um recurso contra o mal, segundo outros médicos e pesquisadores.

A TV veta, mesmo que o Conselho Nacional de Medicina tenha deixado a decisão a critério dos especialistas, com autorização do paciente. E ainda que o comandante paulista da principal frente de enfrentamento ao novo corona vírus, o Dr. David Uip, tenha escapado da doença com o uso da substância.

O fato é que a ciência, nem aqui nem no mundo, deu qualquer resposta concreta ao enorme problema que estamos enfrentando. Como escrevi outro dia, por enquanto existem só discussões e dúvidas. Certezas, infelizmente, só as mortes de todo dia, mesmo nos lugares onde o confinamento foi adotado.

Publicado por

Marcão

Jornalista aposentado, casado, duas filhas, um neto, dois poodles e nove irmãos. Santista de mãe, pai, cidade, time e o que mais bem qualifique essa condição. Sem vaidade, só verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *